13 de abr. de 2018

em são paulo
sortilégios,
de marjorie claro







por assim dizer,
de yara camillo


A Editora Patuá e o Patuscada — Livraria, Bar & Café convidam todos para o lançamento do livro Por assim dizer (contos), de Yara Camillo. O evento, gratuito, será realizado no dia 14 de abril (sábado), a partir das 19h, no Patuscada — Livraria, Bar & Café: Rua Luís Murat, 40 - Vila Madalena. O exemplar estará à venda por R$ 40,00 (pagamentos em dinheiro e cartões de débito e crédito).




egonia — 9mm de prosa,
de fernando ramos


A Editora Patuá e o Patuscada — Livraria, Bar & Café convidam todos para o lançamento do livro Egonia — 9mm de prosa (romance), de Fernando Ramos. O evento, gratuito, será realizado no dia 19 de abril (quinta-feira), a partir das 19h, no Patuscada — Livraria, Bar & Café: Rua Luís Murat, 40 - Vila Madalena. O exemplar estará à venda por R$ 40,00 (pagamentos em dinheiro e cartões de débito e crédito).




lá na laje,
com lâmia brito e giovanna lima
mediação e curadoria jéssica balbino


SESC Pompeia: Rua Clélia, 93 - Pompeia




em são carlos
o pau do brasil,
de wilson alves-bezerra


Dia 18 de abril, quarta-feira, ocorre, a partir das 19 horas, o lançamento da nova edição do livro O Pau do Brasil, escrito por Wilson Alves-Bezerra. O evento acontecerá no auditório da UEIM, na UFSCar.

Quando foi lançado, em junho de 2016, o livro contava com 16 poemas escritos a partir do processo do impeachment presidencial. A nova edição, ampliada, conta agora com 54 poemas e vem com fome renovada, reverberando vozes dos mais diversos setores da convulsa sociedade brasileira.

Como indica o subtítulo joyciano, é um livro que não se fecha em si, e que se constrói com a história contemporânea do Brasil. Wilson Alves-Bezerra se mantém fiel ao seu papel de relator embriagado desse processo que assola nossa nação, transformando atrocidade em poesia.

Comentários sobre O Pau do Brasil, de Wilson Alves-Bezerra:

"Wilson consegue criar um forte documento político, de intervenção e relato, sem cair no risco do panfletário ou do partidário". (Sergio Cohn)

"Nesta coletânea de acutiladas, Wilson instalou um palanque e um microfone para os ridículos discursos do Poder. Não importa sua orientação — direita ou esquerda, verde-amarelo ou vermelho —, o Poder foi, é e será sempre o mesmo leviatã onívoro das lendas selvagens". (Valério Oliveira, orelhas)

"Mais do que um bom livro, é um livro que eu julgo ser necessário para que a gente leia e compartilhe hoje em dia". (Nicolas Neves, Canal Hojas muertas y otras hojas)




no rio de janeiro
oficina de literatura e filosofia
com luisa benevides


Aulas acontecem no mês de maio no Espaço Cultural Lago de Histórias

Alguém definiu que a filosofia que não é útil na vida prática pode ser jogada no lixo, uma vez que filósofos são como amigos. São os amigos Gilles Deleuze, Michel Foucault e Octávio Paz, acompanhados de Clarice Lispector, Guimarães Rosa, entre outros, que norteiam a Oficina Literatura & Filosofia, no Espaço Cultural Lago de Histórias, em maio, com a psicóloga e poeta Luisa Benevides.

O objetivo das aulas é refletir sobre o processo de escrita em si usando como ferramentas textos filosóficos e literários. Questões que envolvem o solitário ofício do escritor: Por que cortar palavras? O que acontece quando escrevemos sem pensar? Planejar ou não planejar o texto? O que é o ritmo de um texto e como alcançá-lo? O que se passa quando atingimos uma experiência com a escrita? O que é, afinal, literatura e qual é a sua função? serão trabalhadas em quatro encontros.

Além da discussão desses textos de filosofia e de literatura previamente fornecidos aos participantes, serão propostos exercícios de escrita e a leitura compartilhada dos textos produzidos.

Para Luisa Benevides, é a curiosidade que ajuda o escritor a pensar diferente, fugir dos clichês e atingir uma autenticidade na escrita. “O fluxo de leitura deve ser incessante e voraz, incluindo não somente literatura, mas todo e qualquer livro que ajude a compreender e a sentir o que é ser humano”, explica, afirmando que é só através de muito estudo que teremos de fato algo de novo para contar, construindo personagens intrigantes e tramas sutis e sensíveis. "A filosofia, nesse sentido, é certamente uma grande aliada da literatura: as duas se debruçam sobre as mesmas questões, compartilham das mesmas alegrias e sofrem dos mesmos embaraços".

As aulas acontecem na R. Marechal Cantuária, 18, a partir de 8 de maio, das 19h às 21h, sempre às terças-feiras, e vão até 29 do mesmo mês.

Informações e inscrições:
WhatsApp – (21) 97631-6131
Facebook - @lagodehistorias
Instagramm - @lago_de_historias
Investimento: 480,00 o curso todo




em vitória
aforismo: uma pretensão da verdade?,
por jorge elias


Quinta-feira, 19 de abril às 19h
Biblioteca Pública do Espírito Santo
Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá




em manaus/na web
prêmios literários cidade de manaus


Terminam em 28 de abril as inscrições para os Prêmios Literários Cidade de Manaus. A premiação é nacional e local. Haverá premiações para os gêneros romance, novela, contos, poesia, crônicas, texto teatral, ensaios, jornalismo literário, entre outros.

As fichas de inscrição podem ser obtidas na sede do Conselho Municipal de Cultura, localizada à Avenida André Araújo, 2.767 - Aleixo (térreo do prédio da Manauscult), ou ainda pelo site do Concultura. Clique aqui, inscreva-se e saiba mais.