19 de out. de 2017

em são paulo
o miolo do mundo é macio,
de luciane lopes







em teresina, salvador e são paulo
balada literária







em belo horizonte
caligrafia das nuvens,
de carla andrade



26 de outubro | 19 h | Restaurante do ano: Rua Levindo Lopes, 158.




em ribeirão preto
amortalha,
de matheus arcaro


A Editora Patuá e o Sesc Ribeirão convidam todos para o lançamento do livro Amortalha, contos de Matheus Arcaro. O livro traz 21 contos sobre amor e morte, ilustrados por Ubirajara Júnior. O evento, gratuito, será realizado no dia 26 de outubro (quinta-feira), a partir das 19h30, no SESC Ribeirão: Rua Tibiriçá, 50 - Centro. A entrada para o evento é gratuita e o exemplar estará à venda por R$ 38,00 (pagamentos em dinheiro e cartões de débito e crédito).




a tartaruga maricota,
de ivana de vilhena dias e silva







no rio de janeiro
a moça artista do topo do morro,
de helena lima


Ficção e realidade

Lançamento na Primavera Literária, A moça artista do topo do morro fala de arte
 e delicadeza no desafio de lidar com o mundo

Amanda vive num morro do Rio de Janeiro. Vive situações que lhe despertam muitas inquietudes e a enchem de perguntas, deixando os adultos com os quais convive desconcertados. Quer saber, por exemplo, por que as pessoas morrem, se morrem para sempre...  Amanda se preocupa com Dente de Ouro, o chefe da comunidade onde vive, mostrando ao leitor que toda moeda tem dois lados. A história de Amanda é contada pela escritora Helena Lima em A moça artista do topo do morro (Lago de Histórias), que será lançada no período de 26 a 29 de outubro, durante a 17ª edição da Primavera Literária, na Casa França Brasil, no Centro.

A chegada do título ao mercado coincide com um momento de confrontos, mortes, balas perdidas e encontradas em vítimas de todas as classes, credos, idades e gêneros e nasceu, em 2016, depois de circular nas redes sociais a imagem de um homem caindo do alto de um morro no Rio de Janeiro, após ser atingido por um tiro: o triste desfecho de mais um personagem envolvido no tráfico de drogas.

"A cena dura e impactante me dominou o pensamento. O jeito que encontrei para lidar com a angústia daquele e de outros episódios que presenciamos o tempo todo foi inventando essa história. Assim nasceu a Amanda, que atravessa seus dramas pintando, e eu atravesso os meus, escrevendo", explica Helena.

Amanda se inspirou em Dona Dulce e acabou conhecida por gente do mundo todo como a moça artista do topo do morro do Rio de Janeiro. O livro também coloca no centro da discussão as crianças, que ficam esquecidas diante de tanta violência a qual temem e não conseguem compreender. "Isso quando não são as vítimas", enfatiza a autora.

Ilustrado por Luciana Grether, mestre em Artes & Design, com desenhos premiados internacionalmente, o livro tem o escritor Luís Pimentel assinando o texto de quarta capa. Nele, Pimentel destaca o poder delicado e consolador da arte.

Sobre a autora
Helena Lima é professora com mais de 20 anos de experiência no Ensino Fundamental, escritora, editora e fundadora da Editora e Espaço Cultural Lago de Histórias.

Sobre a Lago de Histórias
A editora tem um espaço homônimo recém-inaugurado no Rio de Janeiro, em um cenário lúdico, colorido e com um terraço propício à criatividade, grudado numa das belas pedras da Urca. No Espaço Cultural Lago de Histórias, crianças e adultos participam de oficinas de artes, escrita e leitura, contação de história, declamações de poemas, além de programações culturais e outras, criadas especialmente para as escolas.

Serviço
Lançamento
De quinta (26/10) a domingo (29/10), das 10h às 20h

Casa França Brasil - Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro