24 de mai. de 2017

em são paulo
vez do inverso,
de andré merez







em jequié
felisquié: festa literária internacional
do sertão de jequié


A Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié — FELISQUIÉ, tem terceira edição entre os dias 02 e 04 de junho de 2017, pela manhã no Auditório Waly Salomão (UESB - Campus de Jequié) e no período da tarde e da noite no Centro de Cultura ACM. Conhecida como Cidade Sol, Jequié vai ferver com palestras, debates, mesas redondas, exibição de filme, lançamento e exposição de livros, sarau de poesia e música e, especialmente, a primeira edição da Felisquiesinha, que reunirá autores, oficineiros e público infanto juvenil para desfrutar de oficinas artísticas e literárias. Clique aqui, confira toda a programação gratuita (exceto show de Danilo Caymmi) e inscreva-se.




em vitória
besides the screen: desdobrando imagens:
realidade virtual, cinema volumétrico e controle de espaços



Cinema e Realidade Virtual se desdobram na conferência Besides the Screen

Sétima edição do evento aproxima as novas tecnologias de imagem imersiva
da tradição do cinema experimental

31/05 a 02/06 na Ufes (Vitória/ES)

Entre o fim de maio e o início de junho, a conferência internacional Besides the Screen traz ao Brasil palestras, painéis, performances e trabalhos artísticos que exploram novas e velhas tecnologias audiovisuais. Com o tema Desdobrando Imagens: Realidade Virtual, Cinema Volumétrico e Controle de Espaços, o evento busca abranger tanto o modo como a realidade virtual renova o meio cinematográfico quanto cria novas formas de controle territorial e cognitivo.

O evento contará com apresentações de pesquisadores dos Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Eslovênia, Nova Zelândia e de vários estados do Brasil. Um dos palestrantes em destaque é Michael Naimark, pioneiro que vem pela primeira vez ao país falar sobre seu trabalho e sobre o estado da arte da realidade virtual. Michael é um misto raro de pesquisador, artista e inventor, sendo autor de mais de 16 patentes de câmeras e displays, e tendo participado de mais de 300 exposições e mostras de arte por todo mundo. Em 2015, foi também o primeiro artista residente da Google, atuando no seu recém-criado departamento de realidade virtual.

Joanna Zylinska, professora titular de Goldsmiths, Universidade de Londres, trará ao evento contribuições sobre as formas de fotografia não-humana utilizadas para a construção de espaços cotidianos, do Google Earth aos sistemas de reconhecimento facial empregados nas redes sociais. Joanna, que já trabalhou com temas ligados à biotecnologia e ao antropoceno, adiantará na sua palestra resultados de pesquisa que serão publicados no seu próximo livro, a ser lançado pela MIT Press no fim deste ano.

Entre os trabalhos de arte apresentados durante o evento está Zero Days VR (Scatter, 2017), documentário em realidade virtual sobre o ciberataque perpetrado contra as usinas nucleares iranianas. O filme estreou no último festival de cinema de Sundance e terá sua primeira exibição fora dos EUA durante a conferência. A sua produtora Mei-Ling Wong estará presente para falar sobre o processo de realização e apresentar formas de cinema volumétrico.

Além disso, Besides the Screen conta com uma programação de performances e projeções, que reúnem desde um clássico do cinema expandido como Line Describing a Cone (Anthony McCall, 1973) até uma mostra de vídeos 360º. Nesta última atividade, o público poderá utilizar visores imersivos para ver trabalhos como o documentário Rio de Lama, do videasta brasileiro Tadeu Jungle, sobre a tragédia do Rio Doce, e reportagens da equipe jornalística da Vice Brasil sobre diversos temas de relevância sociopolítica.

As atividades que compõem o evento acontecem na Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória/ES. Todas são completamente gratuitas. As palestras internacionais terão tradução simultânea. Para obter mais informações e se inscrever, basta acessar o site: besidesthescreen.com.

A conferência Besides the Screen acontece desde 2010, alternadamente no Brasil e no Reino Unido. O evento é realizado por uma rede mundial de pesquisadores interessados na investigação experimental e transdisciplinar de diversas formas de cinema, arte e tecnologia. Edições passadas já exploraram temas como a projeção, a pirataria, e a curadoria de meios audiovisuais. Essa sétima edição do evento conta com financiamento do CNPq, da FAPES, do Funcultura / SECULT-ES, e apoio do Baile, GAP, GEXS, Ladart Filmes, Pixxfluxx, De Montfort University, King's College London.


Serviço
Conferência Besides the Screen 2017
Desdobrando Imagens: Realidade Virtual, Cinema Volumétrico e Controle de Espaços

Data:  31 de Maio a 02 de Junho
Local: Cine Metrópolis e Galeria de Arte e Pesquisa, Campus Goiabeiras / UFES (Vitória/ES)
Programação completa em besidesthescreen.com 

Contato
Gabriel Menotti
(27) 99933-7399 [Whatsapp]




em são francisco de itabapoana
sarau manguinhos vive
a cor da pele: abolição da escravatura
adriana medeiros interpreta elisa lucinda