9 de fev. de 2017

em fortaleza
geografias imateriais + cingapura
com manoel ricardo de lima








em são paulo
a província dos diamantes,
de fernando marques







um ponto entre dois,
de andré couri








no rio de janeiro
coração de boi,
de ana estaregui








criatividade e memória na escrita:
cursos da estação das letras


Escrita Criativa — Desbloqueando sua Capacidade de Escrever e Caderno de Memórias — Oficina de Memória Criativa estão na programação de cursos de março da Estação das Letras, já com inscrições abertas.

No primeiro, a professora Silvia Carvão propõe a leitura de textos lúdicos como estímulos à criação e ao desbloqueio da espontaneidade para redigir. De 06/03 a 24/04, sempre às segundas-feiras, das 18h45 às 20h45.

Em Caderno de Memórias, é trabalhada a criação de textos literários, a partir da memória pessoal, inventando a partir dela ou sendo-lhe o mais fiel possível. O objetivo é buscar inspiração em objetos guardados, como fotografias, agendas e cartas, ou em imagens e textos do mundo virtual. As aulas com a professora Ana Leticia Leal, autora, entre outros, de A gente vai se separar e Meninas inventadas, começam em 06/03 e vão até 26/06, todas as segundas-feiras, das 15h às 17h.

A Estação fica na Rua Marquês de Abrantes, 177 - Flamengo
Inscrições no site: www.estacaodasletras.com.br ou pelo tel.: 21 3237-3947





em belo horizonte
origens da arte: minicurso
em 3 aulas com o prof. luiz flavio



O que é Arte? Quando, onde e como surgiram as primeiras expressões artísticas? Quais as relações da Arte com os outros saberes humanos? Para que serve a Arte? O minicurso Origens da Arte propõe a reflexão sobre essas e outras importantes questões, a partir de uma introdução geral à Arte e à História da Arte. 

Partindo da chamada "Pré-História", observaremos como a passagem do Paleolítico ao Neolítico, possibilita as condições de estruturação das sociedades, da arquitetura e das artes, que atingirão grande esplendor nos séculos e milênios seguintes, desde as primeiras culturas urbanas do Oriente Antigo ao mundo contemporâneo. Ao conhecer as origens da arte, compreenderemos também as suas profundas relações com a técnica (ciências), magia (ritos, rituais, religiões), imaginação (mitos, mitologia) e pensamento (filosofia). Além disso, compreender a arte é não somente um processo de conhecimento do mundo que nos cerca, como também de auto-conhecimento, já que a arte é uma atividade humana por excelência.

Fartamente ilustrado com imagens e textos complementares — além de apostilas que serão oferecidas aos participantes —, o minicurso objetiva apresentar a Arte como um fato complexo, que transcende a Estética, por se constituir como um fenômeno socio-cultural relacionado à totalidade da existência humana. Assim, a Arte será analisada como foco de convergência dos mais diversos valores: sociológicos, políticos, filosóficos, psicológicos, religiosos, ideológicos, utilitários, etc. Trata-se de um minicurso fundamental a todos aqueles que desejam se iniciar ou atualizar no universo das artes e da cultura em geral.


Cronograma

 Aula 1 (13/02 ou 15/02): Introdução Conceitual: O que é Arte?
- Conceituações fundamentais: Arte; História; História da Arte; Estética; Beleza
- Divisões da História (Cronologia) e evolução dos conceitos de Arte e Beleza ao longo dos tempos
- Relações da Arte com outros saberes (Mitologia, Filosofia, Ciências, Religião)

Aula 2 (20/02 ou 22/02): As Origens da Arte - Pintura e Escultura no tempo das cavernas
- Arte primitiva ou "pré-histórica": linguagem, magia e técnica ou arte-religião-ciência
- Deusas-mães e representações de animais: o naturalismo do Paleolítico Superior
- As cavernas de Altamira, Lascaux, Chauvet e outros templos da pintura rupestre

Aula 3 (06/03 ou 08/03): Arte e Pensamento ou Arte Como Representação das Ideias
- Geometrismo e animismo na Arte do Neolítico
- Esquematização, sinais e símbolos: Arte e Linguagem
- Dos dólmens aos cromlechs: os primórdios da Arquitetura

Observação: Esse programa será uma excelente introdução ao nosso próximo curso — Grandes Civilizações da Antiguidade —, que abordará desde as primeiras culturas urbanas do Oriente Antigo, na Mesopotâmia, até o apogeu e queda da Civilização Romana (divulgação em março).

Luiz Flávio estudou Bacharelado e Mestrado em Artes Visuais na UFMG, além de Filosofia. Foi professor em cursos de graduação e pós-graduação da Escola Guignard/UEMG e PUC-Minas, por vários anos, e atualmente colabora em projetos educativos na Fundação Dom Cabral. Como artista visual, participou de diversas exposições no Brasil e no exterior, possuindo obras em importantes coleções. Há anos ministra cursos livres e palestras, além de organizar viagens com visitas comentadas a museus e bienais em diversas cidades do Brasil, EUA e Europa. 


Informações Gerais

Dias/Horários: segundas (14h30/17h) ou quartas-feiras (19h/21h30)
Local: Atelier Casa da Cultura/Lucia Castanheira
Endereço: Rua São Pedro da União, 106 - Sion
Investimento: aula avulsa: R$ 100,00 / 3 aulas: 280,00
Inscrições: ateliercasacultura@gmail.com 
Telefones: (31) 3223-6912 ou 99644-3234 

[Vagas Limitadas / Faça já a sua inscrição]